quarta-feira, 25 de março de 2015

Marília Oliveira é nomeada Agente de Desenvolvimento Local do município de Gilbués em parceria com o Sebrae

Dr. Wilberty Silveira-Assessor Jurídico da Prefeitura de Gilbués, Marília Oliveira-Agente de Desenvolvimento, Abdinam Carvalho-secretário de administração e Dr. Allonso Carvalho-Consultor do Sebrae


A lei 123/2006, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa institui o Estatuto Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, fazendo cumprir o disposto na Constituição Federal regularizando e ampliando as vantagens das MPE.
O Agente de Desenvolvimento é peça fundamental na implantação bem-sucedida do projeto PROLOCAL, o Agente é o articulador e mobilizador da aplicação da Lei Geral no Município, sua função básica é promover ações concretas que visem a fortalecer o segmento de micro e pequenas empresas e sua existência é prevista na Lei Geral das MPEs.
O papel do Agente de Desenvolvimento e sua forte influência no Município ultrapassam a Lei Geral e a expectativa é de que ele exerça a importante função de coordenar a continuidade das atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável, articulando e fortalecendo as relações do poder público com as principais lideranças do setor privado no município.
O Agente de Desenvolvimento no Município terá as funções de organizar um Plano de Trabalho adequado à implantação da Lei Geral, identificar e mobilizar as lideranças públicas, privadas e comunitárias que possam colaborar com o Projeto, montar e oficializar grupos de trabalho com os representantes das instituições, manter a articulação entre as lideranças, registrar e organizar as atividades e auxiliar o poder público municipal no cadastramento e engajamento dos empreendedores individuais.
Para que o sucesso do Projeto seja alcançado, a escolha do Agente de Desenvolvimento é criteriosa e ele é selecionado a partir de sua capacidade de planejar, executar e articular políticas de implementação da Lei Geral das MPEs. A complementação dos conhecimentos específicos se dará por meio de treinamentos e da interação com parceiros estratégicos.