quarta-feira, 8 de abril de 2015

Bom Jesus terá novo aeroporto para desenvolvimento da região


Nesta terça-feira (7) o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) e o prefeito de Bom Jesus – PI, Marcos Elvas, foram recebidos pelo ministro da Aviação, Eliseu Padilha (PMDB), e o Diretor da Secretaria de Aviação Civil, Eduardo Bernardi, para tratar da construção do novo aeroporto de Bom Jesus. Em maio, técnicos do ministério devem visitar o município.
“Foi uma conversa extremamente produtiva. O ministro nos garantiu que receberemos na primeira quinzena de maio uma visita de técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e do Governo do Estado. Estamos na luta por mais este sonho. Agradecemos o empenho do deputado Marcelo Castro”, destaca o prefeito.Segundo Elvas, a estimativa que sejam investidos 30 milhões em um aeroporto capaz de operar voos comerciais em uma região que dista 450 Km do serviço mais próximo (em Barreiras-BA) e tem a terceira pista de pouso em números de aterrissagens e decolagens do Piauí. 
Localizada na região dos cerrados piauienses, a cidade de Bom Jesus tem passado por um período de rápido crescimento populacional e econômico em função da expansão na área agrícola. Na década de 1990, produtores de grãos, principalmente de soja do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai e Paraguai começaram a chegar e a cultivar soja nos cerrados do Piauí, principalmente em Bom Jesus e Uruçuí. Hoje, aproximadamente 430 mil hectares são cultivados com soja, arroz e algodão nessa região, considerada a última fronteira agrícola do Brasil.
Localizada na região do Vale do Rio Gurgueia, a cidade é muito rica em água subterrânea. Os poços jorrantes (a água sai sem precisar de bombeamento) são abundantes. A precipitação pluviométrica média é de 900 a 1200 milímetros por ano. Entretanto, localizada a 635 km da capital Teresina, Bom Jesus apresenta alguns problemas naturais de cidades pequenas que, de repente, passam por um processo de crescimento acelerado.

 Fonte: APPM