terça-feira, 5 de maio de 2015

FMS esclarece sintomas do novo vírus, Zika, que confunde com casos de Dengue e Chikungunya

 A suspeita da chegada de um novo vírus no Piauí está preocupando as autoridades sanitárias. O Zika, que apresenta os mesmos sintomas da Dengue e da Chikungunya também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os cuidados da população são os mesmos, evitar focos de água parada.
  Assim como a Chikungunya, o Zika tem casos suspeitos em Teresina, mas nenhum casso confirmado; ao contrário da dengue que possui mais de 1680 casos na capital. Os sintomas parecidos tem confundido muitas pessoas.
“O que temos que ter atenção é que não existe medicação específica e não existe vacina para essas doenças, então o que tem que ser feita é a prevenção. Não criar mosquito. Mas há algumas diferenças, no Chikungunya, você tem uma febre mais alta que no Zika e Dengue. A possibilidade das plaquetas baixarem é mais frequente, cerca de 99%, em casos de dengue. A dor articular, com inflamação das articulações e uma dor de cerca de 10 a 12 dias é no Chikungunya. As manchas vermelhas e bolhas ocorrem nas três doenças.
  A Fundação Municipal de Saúde alerta para a campanha de vacinação da Gripe, que começa hoje e vai até o próximo dia 24 de maio.
Adicionar legenda
Fonte: Meionorte