sábado, 30 de maio de 2015

Piauí é único do NE com saldo positivo na geração de empregos

Na contramão do país, cujo número de empregos formais recuou 0,24% no mês de abril deste ano, o Piauí foi o único estado do Nordeste que obteve resultado positivo na geração postos de trabalho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no estado houve uma expansão de 0,20%, equivalente à criação de 612 empregos celetistas.
Os setores de atividade econômica que mais contribuíram para este resultado foram os Serviços (+617 postos) e o Comércio (+403 postos), cujos saldos superaram a retração do emprego da Construção Civil (-887 postos). Foram realizadas 10.183 admissões  e 9.571 demissões.
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos quatro primeiros meses do corrente ano houve acréscimo de 572 postos (+0,19 %). Nos últimos 12 meses, os dados mostram crescimento de 1,66% no nível de emprego, o que equivale a quase 5 mil novos postos de trabalho.
Segundo o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, a intermediação dos trabalhadores, realizada pelo Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI), colabora efetivamente para os números positivos. “Por mês, milhares de pessoas procuram o órgão em busca de uma oportunidade de emprego, e boa parte delas são encaminhadas à uma vaga que se enquadre no seu perfil”, esclarece.
Para o gestor, a qualificação profissional também tem sido uma grande aliada para o avanço na geração de empregos. “A falta de mão de obra capacitada é o maior déficit do país. O trabalhador precisa sempre estar buscando se qualificar, pois é um dos principais pré-requisitos na hora de buscar uma vaga junto ao mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente”, alerta.
Atento a esta necessidade, o Governo do Estado tem investido na capacitação dos piauienses e na intermediação de mão de obra. Através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), ações e projetos de qualificação, tais como o Qualifica Piauí, são frequentemente executados, além de ser realizado, semanalmente, a captação de vagas e seleções de emprego que venham a proporcionar o ingresso dos cidadãos no mercado de trabalho.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí