quarta-feira, 10 de junho de 2015

Pároco de Gilbués cobra construção de delegacia em reunião de padres com governador

O deputado estadual Fábio Novo (PT) participou, nesta terça-feira (26), no Palácio de Karnak, de reunião com o governador Wellington Dias e padres do Sul do Estado, que reivindicam a atuação do Governo na resolução de problemas na região.
À frente da visita esteve o bispo de Bom Jesus, dom Marcos Antônio Tavoni, segundo o qual é necessário que haja uma intervenção incisiva do Governo do Estado principalmente no que toca a demandas na saúde, segurança, educação, infraestrutura e combate às drogas.
Aproveitando o pleito dos representantes do clero, o deputado Fábio Novo reforçou a importância da manutenção e aplicação de mais investimentos e ações naquela região, sobretudo em razão da distância da capital, Teresina.
 Para Novo e os demais presentes, é preciso que se reverta o quadro de marginalização historicamente imposto ao Sul, e isso se faz, segundo o parlamentar, destinando investimentos e projetos, por parte do poder público, para serem desenvolvidos na região.
O deputado observa, por exemplo, na área da segurança pública, que muitos delegados de polícia que são lotados no Sul comumente requerem transferência para o Norte. O mesmo, de acordo com Fábio Novo, acontece no caso de médicos.
“As transferências de delegados, médicos e outros servidores públicos do Sul para o Norte é, na minha avaliação, um crime com aquela região, que, infelizmente, ainda não conta com a atenção necessária para se desenvolver plenamente”, pontua.
 O governador Wellington Dias expôs indicadores econômicos e sociais do Piauí e ressaltou que tem trabalhado para melhorar os índices sociais, no sentido de promover a redução das desigualdades e elevar o Índice de Desenvolvimento Humano.
Fábio Novo também solicitou a Wellington Dias a continuidade do projeto da BR 135, que liga Bom Jesus a Corrente; o fortalecimento do posto da Polícia Federal em Bom Jesus; e a realização de parcerias com a Polícia Militar e Polícia Civil para melhorar o setor de inteligência.
O parlamentar sugeriu, ainda, ao governador, que o projeto do Governo que visa levar internet banda larga a todo o Estado se inicie pela região Extremo Sul, cujas dificuldades de acesso à rede mundial de computadores ainda são muito gritantes.
Já o pároco de Gilbués, padre Raimundo Nonato, destacou a atuação de Fábio Novo na destinação de uma viatura de polícia para o município e pediu ao governador que viabilize uma Delegacia de Polícia. Wellington lembrou que já autorizou a unidade para a região.


Fonte: Portalfabionovo