segunda-feira, 8 de junho de 2015

Piauí ExpoShow atrai investimentos para Bom Jesus

Mesmo em um ano de turbulência econômica, tudo leva a crer que a sétima edição do Piauí ExpoShow, evento voltado ao agronegócio que acontece no município de Bom Jesus, será um sucesso. Para se ter idéia da dimensão, a Feira já se consolida como a segunda do nordeste, ficando atrás somente da de Luis Eduardo Magalhães, que acontece esta semana.

“A Feira foi criada em 2009 com o objetivo de mostrar e divulgar as potencialidades do sul do estado do Piauí. Quando criamos esse evento o objetivo era esse, mostrar a grande capacidade de negócios e investimentos que o Piauí tem, a grande viabilidade econômica para desenvolver o nosso Estado dentro do agronegócio. Nessa sétima edição vem com toda a força, juntamente com a força do agronegócio, trazendo sempre novidades, perspectivas, novas tecnologias em produção de grãos, máquinas, equipamentos, insumos agrícolas, adubos, pesticidas, enfim. Todo ano são lançados, são criadas novas variedades, novas técnicas de produção. Pela primeira vez aeronaves agrícolas estarão sendo expostas, além de muitas outras novidades que os expositores só mostram no evento. O Piauí ExpoShow é o local onde a gente consegue agregar, em um só lugar, todos esses elos que fazem a cadeia do agronegócio acontecer. Mesmo sendo um ano difícil economicamente, o Piauí ExpoShow não se intimidou, os empresários, produtores, as empresas acreditam no Estado, acreditam no agronegócio. Eu acho que é uma demonstração que o produtor rural ainda acredita no país”, revela Idemar Cover, produtor de soja e idealizador do evento. Investir na capacitação dos produtores é uma forma de alavancar ainda mais o desenvolvimento da região. Todos os anos, além das tecnologias trazidas para a Feira, são contratados palestrantes que expõem novidades e tiram dúvida dentro do tema do agronegócio. Nessa edição, um palestrante vindo da Alemanha vai falar sobre bioenergia em um auditório montado dentro do parque. Nesse espaço vão ser ministrados gratuitamente palestras e cursos voltados para produtores, pequenos, médios e grandes empresários. O evento também contará com leilões de gado, ovinos e shows. “Isso tudo acontece através de uma parceria entre os empresários realizadores do Piauí Exposhow, com o apoio da prefeitura municipal, na pessoa do prefeito Marcos Elvas e do governo do Estado, além do Sebrae, SDR, ABCZ, Aprosoja, Federação da Agricultura, Faepi, Senar, dentre outros. Mas o nosso principal parceiro é o empresário que vem de outros Estados. Ele vem, investe, monta seu stand para mostrar sua tecnologia. O principal objetivo da Piauí ExpoShow é apresentar o que existe de bom dentro do agronegócio para o Brasil e o mundo, as potencialidades que o Piauí tem dentro do ramo do investimento. Eu acredito que o trabalho do ExpoShow se consolida com o progresso. De toda uma região”, afirma Idemar, mais conhecido como Gringo. A expectativa dos realizadores com relação a Feira desse ano é atingir a mesma meta em negócios do ano passado, cerca de R$230 milhões. Quanto ao volume de expositores, esse ano terá um incremento de 10%.

Cerca de 500 pessoas estão trabalhando no parque, na montagem dos stands e dos equipamentos. Uma semana antes da ExpoShow, que acontece de 10 a 13 de junho, a cidade de Bom Jesus se transforma. “Isso gera mão de obra e receita, mexe com a economia do município, pois o faturamento é alto. Grande parte das empresas que existem no Brasil vem pra Bom Jesus se apresentar. É uma troca de cultura, de informação, são pessoas procurando negócios, querendo fazer negócios” conclui Jaciel Cover, organizador do evento.


Fonte: Portal AZ