terça-feira, 18 de agosto de 2015

Prefeitos do PI organizam passeata contra crise: 'situação insustentável'

Arinaldo Leal, presidente da APPM
O presidente da Associação Piauiense de Municípios, Arinaldo Leal, concedeu coletiva de imprensa manhã desta terça-feira (18) onde conclamou todos os prefeitos a participarem de uma passeata em protesto as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O ato deve acontecer na quarta-feira ou quinta-feira da próxima semana. Os prefeitos e demais gestores municipais marcharão da Assembleia Legislativa até o Palácio de Karnak.
“Tínhamos a expectativa que o FPM crescesse 28% em 2015 para podermos cumprir com os pisos e o reajuste do salário mínimo, mas tivemos um crescimento de apenas 3%, sendo que no comparativo de agosto de 2014 e agosto de 2015 a queda chega a 24%. Dessa maneira não conseguiremos fechar as contas até o final do ano”, explicou Arinaldo Leal.
O presidente da APPM ressaltou ainda que não existe situação pior, dentre os entes federados, do que a do Município. “Essa queda nos repasses, aliada ao crescimento de nossas obrigações e aos reajustes, vem se acumulando nos últimos três anos. A política de desoneração do governo federal também prejudicou em muito os municípios. A situação hoje é insustentável”, concluiu.
Fonte: ASCOM