sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Servidores do INSS aceitam proposta e dão fim à greve

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerraram nesta sexta-feira (25) a greve que já durava 78 dias. A categoria entrou em acordo com o Governo e aceitou a proposta do aumento salarial de 10,88%. De acordo com Antônio Machado, presidente do Sintsprev-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Piauí), o reajuste não foi o esperado pelos servidores. “Nossa reivindicação era pelo reajuste salarial de 27,5% além de outras gratificações e melhoria das condições de trabalho. Solicitamos também 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, porém, a parte administrativa vai continuar a trabalhar 40 horas semanais”, afirma Machado.

Cerca de 15 milhões de pessoas em todo o Brasil deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação. O movimento comprometeu 32 agências do Piauí, sendo seis em Teresina e 26 no interior. Outros 19 estados aceitaram a proposta de aumento do governo. Mesmo com o reajuste, os peritos do INSS ainda seguem paralisados. 

Ainda segundo Antônio Machado, uma parte do percentual será paga em agosto do ano que vem e outra em janeiro de 2017. “Agora só pedimos um pouco de paciência por parte da população, mas dentro de 30 a 45 dias os serviços que estavam atrasados vão voltar a ser executados normalmente”, afirma o presidente do Sintsprev-PI.

Fonte: Portal AZ