segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Piauí tem a segunda menor abstenção do país no Enem 2015

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (26) as taxas de abstenção no Enem 2015 por Estado e o Piauí ocupa uma boa posição no ranking. O estado possui, nacionalmente, o segundo menor índice de abstenção nos dois dias de prova do Enem este ano. O índice do Piauí é de 21,2%, quatro pontos abaixo da média nacional, que foi de 25%.
O Piauí ficou atrás apenas do Estado da Paraíba, que teve uma taxa de abstenção de apenas 20,7%. O Estado em que mais alunos faltaram aos dois dias de Enem este ano foi Roraima, com uma taxa de abstenção de 34,9%. Logo depois aparecem Alagoas, com 23,3% de abstenção; e o Amazonas, com 31,9%.
O Estado de Santa Catarina, que enfrentou problemas na aplicação das provas por conta das chuvas torrenciais que afetam a região, ficou com o quarto menor índice de abstenção (23.2%).
Eliminações
Em todo o Brasil, 740 candidatos foram eliminados nos dois dias de provas do Enem. Foram três casos de eliminação por postagens de fotos das provas nas redes sociais. "Foi um número muito pequeno. Foi um vitória de regras que estão se consolidando", avaliou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Provas em Teresina
No sábado (24), primeiro dia de aplicação das provas, alguns candidatos que prestavam o exame em uma escola particular no Centro de Teresina ficaram prejudicados pela falta de luz. Pouco depois do início das provas, a energia no local começou a oscilar e os responsáveis pelo centro de aplicação decidiram desligar a central de refrigeração. Os alunos chegaram a passar 10 minutos fora da sala na espera da luz voltar.
Resultado
O Inep informou nesta segunda (26), que os gabaritos oficiais do Enem 2015 serão divulgados até a próxima quarta-feira (28). As provas estarão disponíveis para consulta no site do Inep a partir da sexta-feira (30). O Ministério da Educação espera divulgar as notas do Enem já na primeira semana de janeiro de 2016 quando também deve sair o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 
Fonte: com informações do Inep