sábado, 7 de novembro de 2015

Assassinatos no interior do Piauí aumentam a cada mês, alerta Sinpolpi

O estado do Piauí registrou somente no mês de outubro, 53 assassinatos. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí, esse número revela um substancial aumento na violência no Estado nos últimos três meses, considerando que em agosto foram registrados 45 e em setembro, 48 homicídios dolosos. 

A pesquisa mostra que em termos percentuais, o aumento em relação a setembro foi de mais de 10% e menos de 20% em relação a agosto. Outro dado importante que a pesquisa revela é que 33 dos 53 assassinatos de outubro foram registrados no interior do Estado contra 20 casos na Capital. presidente do Sinpolpi Constantino Júnior volta a alertar para o crescimento da violência no interior do Estado. “A explicação é muito simples, falta investimento por parte do Poder Público Estadual. A maioria das delegacias do interior funciona precariamente com apenas um policial civil e às vezes apenas um PM a quem compete o trabalho de prevenção”, comenta.

NÚMEROS – A pesquisa de homicídios do mês passado revela que em 14 dos assassinatos as vítimas eram assaltantes, traficantes, detentos, ex-detentos, ex-internos ou usuários de drogas, o que torna essa categoria mais sujeita a eliminação dos seus elementos. Os números mostram que as autoridades precisam rever com urgência a política de ressocialização de presos.

Com relação ao instrumento do crime, a arma de fogo, mais a mais usada, com 29 casos. Em seguida aparecem as mortes por armas brancas que tiveram registrados 18 casos.

Quando os crimes na capital são distribuídos por zonas observa-se que a Sul continua a mais violenta com oito casos, em seguida aparecem as zonas Leste e Sudeste com cinco e quatro crimes, respectivamente e por último a zona Norte com três assassinatos. No mês de outubro cinco mulheres foram assassinadas no Piauí.

Fonte: Portal AZ