domingo, 15 de novembro de 2015

Divulgada relação dos municípios que vão integrar o plano do Matopiba

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou os 337 municípios selecionados para o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba – região formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. O plano prevê investimentos em políticas públicas de infraestrutura, inovação e tecnologia e ascensão de agricultores à classe média rural. Dos 337 municípios selecionados, 139 são do Tocantins, 135 do Maranhão, 33 do Piauí e 30 da Bahia. Nessas localidades, existem 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região cultiva grãos –soja, milho e arroz –, algodão e frutas, além de desenvolver a atividade pecuária. Na safra 2013/2014, o Matopiba produziu 8,7 milhões de toneladas de soja.
 
A seleção dos municípios que vão integrar o Plano de Desenvolvimento do Matopiba foi realizada por meio de procedimentos numéricos e cartográficos, com o uso de satélite para integrar os dados agroecológicos e socioeconômicos.

“Essa foi uma decisão técnica baseada no que é considerado Cerrado nos quatro estados”, disse o diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Mapa, Rodrigo Mazzoleni. Segundo ele, o Grupo de Inteligência Territorial e Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fez um estudo para dar suporte à seleção dos municípios.

Confira a relação completa dos municípios piauienses selecionados para o Plano de Desenvolvimento do Matopiba: 

Alvorada do Gurguéia 
Cristalândia do Piauí 
Marcos Parente
Santa Filomena
Antônio Almeida
Cristino Castro 
Monte Alegre do Piauí
Santa Luz
Avelino Lopes 
Curimatá 
Morro Cabeça no Tempo 
São Gonçalo do Gurguéia
Baixa Grande do Ribeiro
Currais 
Palmeira do Piauí 
Sebastião Barros
Barreiras do Piauí
Eliseu Martins 
Parnaguá 
Sebastião Leal
Bertolínia 
Gilbués 
Porto Alegre do Piauí
Uruçuí
Bom Jesus 
Júlio Borges 
Redenção do Gurguéia
Colônia do Gurguéia
Landri Sales 
Riacho Frio
Corrente Manoel 
Emídio Ribeiro Gonçalves


Fonte: Portal AZ