quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Período chuvoso no Piauí começará no final do mês de dezembro

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em posição um pouco mais próxima do Equador favorece a formação de chuvas no Piauí pelos próximos dias, ainda que de forma isolada. É o que aponta a previsão realizada pela Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.A ocorrências dessas chuvas não caracterizam o início do período chuvoso, que deve acontecer no final de dezembro e se estender até abril de 2016.
cidade de Picos, localizada no sul doestado, que sofreu com temporal e rajadas de vento de até 100 km/h no último domingo (13), deve ter chuva na sexta-feira, dia 18, mas não com a mesma intensidade.
“O que aconteceu em Picos no domingo foi decorrente de um deslocamento de correntes de ventos da região Sul em direção ao Norte, o que ocasionou chuva em pontos isolados da cidade. Para os próximos dias não há previsão de nenhuma ocorrência desta natureza no município e nem em outra região do estado. O que vai ocorrer são chuvas abaixo da média, especialmente no semiárido, onde o índice pluviométrico anual é menor do que nas demais regiões, agravando o quadro de seca”, afirmou Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Semar.
Uma das causas para a pluviometria abaixo da média está associada ao fenômeno El Niño (temperaturas acima da média no Pacífico Equatorial) que vem sendo observado desde o primeiro semestre de 2015.
Fonte: Com informações da Assessoria