segunda-feira, 18 de abril de 2016

Hospital de Gilbués deverá ser reaberto

Absalão Teles (presidente do PRTB-Gilbués), Francisco Pereira(prefeito de Gilbués), Francisco Costa(secretário de saúde-PI) e Fernando Monteiro (deputado estadual)

Dado o primeiro passo para resolver a situação do hospital de Gilbués, o ex- vereador e presidente do PRTB de Gilbués Absalão Teles, o Deputado Estadual do PRTB, Fernando Monteiro e o prefeito Francisco Pereira de Sousa (Chiquinho), em uma audiência com o Secretario Estadual de Saúde, Francisco Costa, audiência essa, marcada pelo deputado em (13/04/2016) às 13h, a pedido do seu aliado político o ex-vereador Absalão Teles, para tratar do assunto da reabertura do hospital Areolino Mascarenhas.
Com muito empenho do deputado finalmente foi dado o primeiro passo para solucionar o problema.
O Secretário Estadual de Saúde resolveu disponibilizar o valor de R$120,000,00 (cento e vinte mil)  para a reforma. Assim como decidiu regularizar o atraso dos repasses de 2016, afirmou também que, logo após a reforma abrirá o mesmo para o atendimento ao público.
Com a palavra, o Ex- vereador Absalão Teles, ressaltou sobre a situação caótica que os moradores de Gilbués vem enfrentando devido ao fechamento do hospital, que vai de uma simples dor de cabeça a um curativo, as pessoas ter que se deslocar de Gilbués para Corrente ou Bom Jesus em busca de atendimento médico. Ainda aproveitando o ensejo o Ex- vereador retratou sobre a máquina de raio-x que foi levada de nossa cidade com o propósito de ser substituída por outra, e até o momento nada.
O secretario falou que, como não foi em sua gestão, pediu ao senhor prefeito que explicasse o real motivo que levou a saída da máquina de raio-x do hospital, o mesmo respondeu que, o ex- secretário de saúde do estado, pediu que a máquina saísse para ser substituída por uma máquina mais sofisticada, e até agora nem a velha e nem a nova, afirmou o prefeito.
O ex- vereador viu que ainda tinha assunto que por sinal era o mais importante a ser abordado, como por exemplo: o aumento dos repasses para o funcionamento do hospital, que estava passando por despercebido, o secretário afirmou que esse assunto de repasse ficaria para após a reabertura do hospital, afirmou ainda que, não tinha recursos disponíveis para equipamentos, finalizando assim, o secretário.  
Em outra audiência entre o ex-vereador Absalão Teles, o deputado Fernando Monteiro e o diretor geral do IDEPI Francisco Monteiro, para tratar do assunto da falta de água no município de Gilbués. O ex-vereador Absalão, afirma e comprova com documento, que está empenhado para resolver o problema da falta d´água no município, como mostra a planilha do projeto. Absalão se sensibilizou ao ver a população sofrendo com a falta d´água, providenciou o projeto de oito poços tubulares, tendo assim, dois poços com mais de 200m, para a sede da cidade.
Ao ver o empenho do Ex-vereador Absalão com os problemas do município, o diretor do IDEPI, assim como o deputado Fernando Monteiro, afirmou que, vão fazer o possível para priorizar o município.
 Ainda na sequência, Absalão mostra que e incansável em busca do desenvolvimento de seu município, como mostra os ofícios que segue em anexo. 
Com o projeto de mais três salas de aula, para a universidade aberta, (UAB), e mais dezesseis cursos técnicos profissionalizantes, pelo  pronatec.
Lembrando ainda que esses cursos tinha só até dia 15 de abril, para dar entrada na Secretaria Estadual de Educação, afirmou o Ex-vereador Absalão Teles.




com informações do Portal O Dia Gilbués