terça-feira, 26 de abril de 2016

Marden Menezes pede ajuda federal para evitar fechamento de parque nacional

Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí
A dificuldade financeira que ameaça o Parque Nacional Serra da Capivara voltou a ser tema de debate na Assembleia Legislativa do Piauí, na manhã desta terça-feira (26). Em pronunciamento sobre o assunto, o deputado estadual Marden Menezes (PSDB) defendeu o requerimento de sua autoria, aprovado por unanimidade, para que seja encaminhado à Presidência da República, apelo do povo piauiense solicitando a destinação dos recursos necessários para a manutenção do parque. 

Em defesa do Parque Nacional Serra da Capivara, Marden Menezes defendeu que esse é um patrimônio do Piauí, do Brasil e da Humanidade.  “Trata-se de uma grande riqueza que está na iminência de fechar as portas por negligência do Governo Federal. É inadmissível esse descaso com um local tão importante se consideramos que o Brasil é um país que precisa valorizar os pontos turísticos. Além disso, imaginem o prejuízo que será para toda a humanidade se um parque com tanto valor histórico, arqueológico, cultural e ambiental não for preservado”.

O Parque Nacional Serra da Capivara possui a maior quantidade de sítios arqueológicos das Américas. É considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO). Mantida com doações e recursos do Governo Federal,  através de convênios com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, a unidade de conservação ambiental passa por graves problemas de estrutura, com a demissão de funcionários, abandono e falta verbas para manutenção e segurança, entre outras dificuldades. A direção do parque previu que, se nada for feito, o locals erá fechado em junho próximo.
Marden Menezes, deputado estadual

Fonte: Com informações da Assessoria