quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Em menos de um mês a Justiça Federal condenou dez ex-prefeitos do PI



Em menos de um mês a Justiça Federal já condenou dez ex-prefeitos de municípios piauienses. Todas as condenações foram feitas a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a maioria por improbidade administrativa e apropriação indevida de recursos públicos.  Entre as práticas de improbidade praticadas pelos gestores estão, omissão de dados de trabalhadores em Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informação à Previdência Social , irregularidades no uso de verbas do FUNDEF, falta de desconto do INSS de professores e servidores do município, apropriação de verba pública (incluindo verbas federais, como do FUNDEB) e superfaturamento em licitações.
A atuação do MPF e condenação dos ex-gestores resultou ainda no ressarcimento de mais de um milhão de reais aos cofres públicos.  
Até o dia 21 de setembro foram condenados ex-gestores dos municípios de Bom Jesus, Anísio de Abreu (duas condenações) , Campo Maior, Curralinhos, Esperantina, Cristino Castro, Tamboril do Piauí, Jerumenha e Gilbués.  Já no mês de agosto sete ex-gestores foram condenados pela justiça federal por crimes cometidos durante seus governos.
Fonte: Portal AZ