domingo, 6 de novembro de 2016

Temperatura chega a 41,1°C no Piauí

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) captados do dia 31 de setembro a 04 de novembro, o município piauiense de Esperantina registrou a maior temperatura no período em todo o país, atingindo 41,1 graus na última quarta-feira, 02 de novembro. Os índices registrados no ente não se constituem como um caso isolado, o Estado do Piauí concentra seis das 10 maiores temperaturas registradas nos últimos dias, sendo que Teresina aparece na terceira colocação com 40,6 graus, alcançados na última sexta-feira, 04 de novembro.
No geral, o Inmet comprova uma concentração das altas temperaturas no país no Piauí e no Maranhão, em que Caxias figura na segunda posição, com pico de 40,9 graus; aparecem também Bacabal com 40,4 graus no dia 04 de novembro e 40°C no dia 02 ; integra ainda a relação das dez maiores temperaturas da semana passada, o município de Colina (MA) com 40,0 graus registrados no dia 02 de novembro.
De acordo com o Instituto de Meteorologia 'o Piauí e o Maranhão tem alcançado facilmente temperaturas acima de 40°C'. Nos municípios piauienses, o período é conhecido como BR-O-Bró, expressão referente aos meses historicamente mais quentes do ano no Estado: setembro, outubro e novembro.
OUTRAS CIDADES – Além de Esperantina e Teresina, outros municípios piauienses figuram no ranking das dez maiores temperaturas da semana no país, são eles: Gilbués, com 40,2°C registrados em 01 de novembro e Floriano com 39,9°C no dia 02 de novembro. Teresina e Esperantina aparecem duas vezes na listagem do Inmet, a capital piauiense também registrou 40,6°C no dia 02 de novembro; e Esperantina chegou a 40,4°C no dia 03. Além das altas temperaturas, o Piauí vem se destacando pela baixa umidade do ar, chegando a apenas 21% em Piripiri e Floriano.

Fonte: Meio Norte