segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Transparência e otimizar gastos são prioridades de novos prefeitos em evento na APPM

A transparência e otimização de gastos foram as principais recomendações para os prefeitos eleitos durante o seminário Municipalismo de Resultados, aberto na noite desta segunda-feira (28) na Associação Piauiense de Municípios (APPM). Participam da solenidade o governador Wellington Dias (PT), o senador Ciro Nogueira (PP), os deputados federais Marcelo Castro (PMDB), Iracema Portela (PP), Júlio César, e Rejane Dias (PT) - licenciada para a secretaria de Educação, além de prefeitos e secretários municipais dos 224 municípios, que vão participar do evento durante três dias.
Arinaldo Leal, presidente da APPM, disse que o seminário dará orientações aos prefeitos sobre a eficiência na gestão. "Queremos que os prefeitos tenham mandato com qualidade e profissionalismo. Que otimizem os recursos e tenham cautela e pé no chão neste momento de crise."
O governador Wellington Dias ressaltou que os municípios devem trabalhar com transparência e afirmou que será parceiro nas áreas de infraestrutura, educação e saúde. 
Marcelo Castro lembrou que nesse momento de recessão é importante que os prefeitos tenham o controle de gastos para não comprometer o funcionalismo municipal. 
Para a prefeita reeleita de Cocal de Telha, Ana Célia da Costa Silva (PP), o principal desafio é resolver os problemas relativos às atribuições que seriam de responsabilidade do Governo Federal e estão sendo repassadas aos municípios. "A responsabilidade aumenta, mas os recursos diminuem."
A queixa é a mesma de Padre Walmir (PT), prefeito de Picos, que reclama dos custos maiores com dinheiro cada vez mais escasso.
Palestras
O evento conta com a presença de nomes nacionais entre os palestrantes. O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, fala sobre o controle do poder Judiciáro na administração pública. Já Norberto Campelo, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Delano Câmara palestram sobre transparência administrativa e a Lei de Responsabilidade Fiscal. 
Parceria
Nouga Cardoso Batista, reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), aproveitou o evento para assinar uma parceria da instituição com a APPM, visando cursos de treinamento dos servidores municipais.

Fonte: CidadeVerde