terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Intensas chuvas fazem Rio Parnaíba registrar a maior enchente dos últimos 12 meses em Santa Filomena

Após intenso período chuvoso no Alto Rio Parnaíba, compreendendo o sudoeste piauiense e o extremo-sul maranhense, nos primeiros 11 dias de Fevereiro de 2017, o  Rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), registrou a maior enchente desde o dia 28 de janeiro de 2016, data em que choveu 145 milímetros na cidade de Santa Filomena e 170 milímetros no Povoado Matas, quando se verificou a maior cheia até então conhecida em todo o Vale do Rio Taquara.
A marca foi atingida na manhã do último sábado (11), o volume de água do Rio Parnaíba atingiu cerca de 70% da sua calha. Para que se tenha idéia da intensidade das últimas chuvas ocorridas no Alto Parnaíba Piauiense, em apenas 11 dias do mês de fevereiro de 2017 os pluviômetros já acumularam 190,5 milímetros, representado 79,5% da média pluviométrica mensal alcançada nos últimos 32 anos, de 239,5 milímetros, conforme dados do EMATER.
A água avermelhada, que inclusive provoca a morte de peixes como o surubim, por falta de oxigenação, desce principalmente da microbacia do Rio Uruçuí Vermelho, situada nos municípios de Gilbués, Monte Alegre do Piauí e Barreiras do Piauí.
A meteorologia prevê para Santa Filomena, segundo o Instituto de pesquisa e consultoria meteorológica CLIMATEMPO, o acumulado de 90 mm até sexta-feira (17).
Se as previsões meteorológicas se confirmarem, o Rio Parnaíba deverá extravasar sua calha e inundar as áreas mais baixas das cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba.


Fonte: Portal Corrente