domingo, 30 de julho de 2017

TCE vai operar com laboratório móvel que mede a espessura de asfalto

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai contar com mais uma ferramenta no combate à corrupção na gestão pública. Trata-se do laboratório-móvel, um caminhão equipado com instrumentos que permitirão que se faça com maior precisão a medição da espessura de asfalto, a quantidade de concreto utilizado na obra e o tamanho de uma ponte, por exemplo.
O novo equipamento começa a ser operado em um mês, conforme anúncio do presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, em entrevista às ´Páginas Verdes´ da mais nova edição da Revista Cidade Verde. Ele disse que só existem mais dois Estados que contam com laboratórios desse tipo no país.
O presidente do TCE disse que, a rigor, o setor de engenharia do Tribunal já fiscaliza as obras públicas, mas agora essa fiscalização vai melhorar, porque passa a contar com um laboratório específico para esse fim. “Vamos contar com uma condição técnica muito mais avançada, de ponta”, frisa Olavo Rebelo.
O foco do Tribunal, na atual gestão, estará centrado nas licitações públicas. O presidente do TCE estima que 90% das licitações registram fraudes e vícios. “É uma aberração. Não podemos entender como um país ou estado funciona dessa maneira”, critica.
Se essa conduta fraudulenta de muitos gestores assusta o presidente do Tribunal de Contas, imagine a indignação que ela causa à população, que se vê privada de muitos serviços públicos exatamente em decorrência do desvio e da má aplicação dos recursos oficiais. 

Fonte: CidadeVerde