segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Apesar dos avanços no turismo do Piauí, o segmento ainda enfrenta muitos desafios

 Flávio Nogueira, secretário de turismo do Piauí
Localizado na Região Nordeste, o Piauí possui inúmeras riquezas naturais e culturais. Atraindo turistas do mundo todo, o estado é destino certo para quem busca tranquilidade, diversão, entretenimento e cultura. Entre os principais atrativos e pontos turísticos, o estado possui: Parque Nacional da Serra da Capivara, Delta do Parnaíba, Praia da Pedra do Sal, Cânions do Rio Poty, Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Oeiras), Polo Cerâmico do Poty Velho (Teresina), entre outros.
Mas apesar das inúmeras potencialidades para o turismo, o Piauí enfrenta dificuldades e desafios no segmento, como falta de segurança, problemas de abastecimento de água e de distribuição de energia.
Participando da 45ª edição da ABAV Expo, considerada maior feira de negócios e turismo da América Latina, realizada na semana passada em São Paulo, o secretário Flávio Nogueira participou de várias reuniões com agências de viagens e empresários para apresentar e ressaltar as riquezas e potencialidades locais.
Secretário de turismo destaca que existem empresários interessados nas praias do litoral piauiense. //Créditos: Marta Alencar
Secretário de turismo destaca que existem empresários interessados nas praias do litoral piauiense. //Créditos: Marta Alencar
“Durante esses dois anos e meio que estou à frente da Secretaria, tenho dito ao governador do estado que temos uma boa infraestrutura, como pavimentação, acessos terrestres e aviação regional. Esses acessos no futuro irão trazer benefícios como foi promovido e dito aqui na feira. E o processo de consolidação tanto do litoral como da Serra da Capivara não será em longo prazo, mas em médio prazo. Basta olharmos como era há 10 anos o litoral e como está sendo a procura dos turistas por aquela região. Isso significa que muita coisa mudou”, declarou.
O secretário destaca que existem empresáriosestrangeiros e do Sul do país que querem investir nas praias do litoral piauiense. “É por isso que fizemos um investimento na ordem de R$ 5 milhões na parte de pavimentação para as praias de Macapá e Maramar. Essa obra já foi até concluída. Além disso, a obra do terminal rodoviário do Cajueiro da Praia em Barra Grande também foi concluída. E também estamos investindo no policiamento da região. Vale ressaltar que estamos urbanizando a entrada de Barra Grande”, elencou.
Stand do Piauí na 45ª ABAV Expo
Stand do Piauí na 45ª ABAV Expo
Com relação às críticas de que o turismo no Piauí andou parado, o secretário rebateu ao dizer que entregou um plano de marketing ao Ministério do Turismo, com o intuito de angariar mais recursos para serem investidos em ações estratégias em prol do setor no estado. “Espero que o plano seja aprovado ainda esse mês”, disse otimista.
Desafios no segmento
Além de obras no litoral piauiense, o secretário acrescentou que o Centro de Convenções em Teresina já está quase finalizado. “Teresina é uma capital de negócios, tanto nas áreas de saúde como de gastronomia. É por isso que não pode deixar de ter um Centro de Convenções para realizar eventos. Até porque o nosso povo é bem hospitaleiro e gosta de receber as pessoas”, ressaltou.
Já no município de Santa Cruz dos Milagres, o secretário garantiu que até o final desse mês será feita uma licitação para fazer um Redódromo, que servirá para oferecer mais conforto e lazer para os romeiros que se dirigem ao local.
Com relação aos problemas de distribuição e fornecimento de energia apontando por empresários locais, o secretário afirmou que com o Programa Luz para Todos houve avanços com relação a isso. “Mas reconhecemos que ainda falta muita coisa. Como por exemplo, as pessoas reclamam que não tem água no litoral. Mas a adutora para a região já é uma realidade. Até porque já foi feita a primeira etapa da adutora. E garanto que até junho do próximo ano, o litoral estará todo abastecido”, concluiu.
 Fonte: Portal AZ