segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Firmino Filho decide romper com o PMDB depois da reeleição de Jeová na Câmara

Firmino Filho, prefeito de Teresina
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decidiu fazer mudanças na composição de sua equipe de Governo, como desdobramento da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teresina. A votação, antecipada para a última quinta-feira (16), reelegeu o presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar.
Firmino decide romper com o PMDB. Foto: Rômulo Piauilino
Firmino decide romper com o PMDB. Foto: Rômulo Piauilino
Em uma reunião realizada nesta segunda-feira, Firmino Filho decidiu romper com o PMDB, presidido pelo deputado e presidente da Assembléia Themístocles Filho. Ainda na manhã de hoje foi anunciada a exoneração de dois secretários.
O prefeito Firmino Filho assinou uma portaria designando a assistente social Samara Cristina Silva Pereira, para substituir o o delegado de polícia e suplente de vereador James Guerra na Fundação Wall Ferraz e Francisco Duarte Barbosa para ficar na Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), antes comandada pelo advogado Ricardo do Rego Monteiro da superintendência de Desenvolvimento Rural.
Tanto Samara quanto Francisco Duarte já estavam nas pastas, como secretários executivos. 
“Agradecemos o empenho e o trabalho realizado tanto pelo James quanto pelo Ricardo, que contribuíram com a nossa gestão e com a cidade de Teresina. Ambos saem por questões de natureza política”, pontuou.
A recomposição do secretariado já havia sido confirmada na última quinta pelo secretário municipal de governo, Charles da Silveira, o qual afirmou ainda que, com a reeleição de Jeová Alencar, o prefeito iria avaliar o quadro político.
“Na política vivemos vários embates, fizemos um esforço para que a votação ocorresse em outra época, queríamos mais tempo. É natural que ocorra mudanças, um realinhamento administrativo”, afirma o secretário.
Com a demissão dos ocupantes dos cargos ocupados pelo PMDB, o prefeito está formalmente rompendo a aliança com os peemedebistas e com o presidente da Assembléia. Entre os tucanos, já é descartada qualquer chance de Firmino vir a renunciar a prefeitura para sair candidato a governador pela oposição.

Jeová é reeleito na Câmara

O vereador Jeová Alencar (PSDB) foi reeleito depois de mudar o regimento interno da Câmara para poder antecipar a sua reeleição, que só ocorreria em 2018, evitando assim, a disputa com um candidato do prefeito. O candidato seria o vereador Evandro Hidd, que pediu exoneração do cargo de superintendente de SDU para voltar à Câmara.
O prefeito Firmino Filho chegou ainda a tentar esvaziar a sessão para não obter quórum, mas o poder de convencimento do presidente da Câmara foi maior.
Confira a nova composição da Mesa Diretora
Presidente Jeová Alencar (PSDB)
Vice: Major Paulo Roberto (SD)
2° vice Zé Nito (PMDB)
1° secretário  Fábio Dourado (PEN)
2° secretário Cida Santriago (PHS)
3° secretário Italo Barros (PTC)
4° secretário Deolindo Moura (PT)
5° secretário Dr Lázaro Carvalho (PPS)
6° secretário Venâncio (PP)
Corregedor: Enzo Samuel (PCdoB)
Ouvidor: Edilberto Borges - Dudu (PT)

Fonte: Portal AZ