quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Piauí lança nesta quinta, 1º a CNH Digital; saiba aqui como fazer para adquirir a sua


O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) lança, nesta quinta-feira (1º/02), a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), em solenidade no Palácio de Karnak. Na ocasião, uma demonstração da nova versão será realizada. O documento só está disponível para os condutores que tiraram ou renovaram a habilitação depois de 22 de maio de 2017.
A nova versão da habilitação terá o mesmo valor jurídico da CNH física e será identificado pela leitura do QRCode, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos. O documento possui a mesma validade do documento impresso e conta com um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade da nova versão.
“O condutor agora tem a opção de contar com o documento físico e digital, por meio do celular, possuindo este documento de porte obrigatório válido em todo o território nacional. A medida ajuda em casos de perda ou extravio do documento impresso também”, destaca Arão Lobão, diretor-geral do Detran
Atualmente, 4 a 5 mil habilitações são emitidas por semana em todo o Piauí.
Passo a passo
Para adquirir a CNH-e, o habilitado deve se cadastrar no site do Denatran. Após finalizar o cadastro, um link de ativação será enviado para o e-mail do usuário, que deve ser acessado e confirmado no aparelho em que a CNH-e será salva. Em seguida, é necessário baixar o aplicativo “CNH Digital”, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, digitar a senha cadastrada no portal, o CPF, o código ativação e informar o PIN (pode ser escolhido qualquer número).
Depois desse registro, a CNH-e é exportada para o aparelho. Para garantir a segurança das informações, o código PIN (senha) será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

Fonte: CCOM