quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Prefeito Leo Matos e equipe do NASF entregam equipamentos a paciente


O prefeito Leo Matos e a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), representado pela enfermeira Izabela Tavares e Fisioterapeuta Layse Piauilino, entregaram hoje (07), pela manhã, uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho a paciente Rosa Maria Batista, moradora do bairro São José. Estavam também presentes à entrega o secretário de Finanças  Volmer Matos, o vice-prefeito Paulo Henrique Nogueira (Manin) e o vereador Erivan Martins (Jóia).
com o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Gilbués, por meio do SUS, fornece diversos tipos de cadeiras de rodas, próteses e órteses.
A prescrição e dispensação dos mesmos, obedecem a portaria nº 1.272/2013 do ministério da Saúde e que o usuário passa por avaliações físicas, cognitivas, visuais e auditivas, sendo avaliado também o seu ambiente domiciliar.
O SUS não é um balcão de entrega de equipamentos. O usuário tem atendimento com equipe multidisciplinar e passa por avaliações físicas para que receba o modelo de cadeiras de rodas adequado ao seu caso, próteses ou órteses. Uma equipe da SMS faz ainda avaliação do ambiente domiciliar, orientando a adaptação da casa para melhor acessibilidade.

Passo a passo para receber uma cadeira de rodas, próteses ou órteses, pelo SUS:
1) Vá ao posto de saúde mais próximo  da sua residência.
2) Se houver necessidade, o médico faz a solicitação adequada ao seu caso.
3) Junte a solicitação do médico e a cópia dos seus documentos pessoais (RG,CPF, comprovante de residência atualizado e cartão do SUS)
4) Procure a secretaria de saúde com a documentação em mãos, para protocolar o processo.
5) Aguarde contato telefônico do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), prestador responsável pela dispensação das cadeiras de rodas.