quinta-feira, 29 de março de 2018

IBAMA autoriza contratação de brigadistas para quatro municípios do Piauí


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autorizou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), a contratar brigadistas para as atividades de manejo integrado do fogo em quatro municípios do Piauí. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).
Vão receber reforço às cidades de Uruçuí, Curimatá, Floriano e Alvorada do Gurguéia. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, além do Piauí estão em emergência ambiental os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Os municípios do Piauí foram selecionados por estarem localizados em áreas críticas após levantamento do Prevfogo. São levados em questão critérios técnicos como as detecções de focos de calor registrados pelo INPE, no período de 2013 a 2017, a presença de unidades de conservação federais, de projetos de assentamento rurais e a cobertura de remanescentes florestais.
As contratações são temporárias.  As Brigadas Federais terão estrutura de um Brigadista Chefe de Brigada, dois Brigadistas Chefes de Esquadrão e doze Brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais.
O Prevfogo foi autorizado ainda a contratar dois Brigadistas Gerente do Fogo para apoio às Coordenações Estaduais no Piauí.
Fonte: CidadeVerde