domingo, 16 de setembro de 2018

Apenas 27% dos jovens estão cursando o ensino médio no Piauí


No Piauí, apenas 27% dos jovens na faixa etária entre 15 e 17 anos estão frequentando o ensino médio, é o que revela o Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros de 2018 . Este número corresponde a Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio, ou seja, é a porcentagem dos jovens que estão matriculados e frequentando as aulas regularmente.
Em relação ao ensino fundamental, de acordo os dados do estudo produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a frequência de alunos é três vezes maior, alcançando 84,4%. Neste ponto, o Estado ocupa a 6º posição. 
O Ranking de Competitividade varia de zero a cem pontos, e a nota geral em educação do Piauí é de 44.1, colocando o Estado na 16ª posição. A média nacional é de 49.3. Os três primeiros lugares do ranking são ocupados por São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, respectivamente.
Segundo o estudo, em 2016, o Estado possuía uma taxa de abandono do ensino médio de 18,2% dos jovens e ocupava o 25º lugar. A taxa de abandono do ensino fundamental alcançou mais de 59%, ou seja, mais da metade dos alunos que se matriculavam, não terminavam o ano letivo. Neste ponto, o Piauí ficou em 18º posição no ranking nacional das 26 unidades federativas do país. 
O Ranking de Competitividade é uma ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos na melhoria da competitividade dos seus estados. A lista analisa 10 pilares estratégicos: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.

Fonte: Portal O Dia